in ,

Zumba – Benefícios e dicas para começar

Descubra tudo sobre Zumba

Zumba - Benefícios e dicas de como começar

Se você tem vontade de fazer alguma dança, seja para aprender a dançar, ou melhorar o seu condicionamento físico, certamente já te indicaram começar a fazer aulas de Zumba.

Muito popular nos últimos anos, a zumba ganhou as academias como uma ótima alternativa de exercício aeróbico para quem deseja se exercitar, perder peso e também definir o corpo, além de ser uma fonte de energia que alivia o estresse do dia a dia.

O que é a zumba?

O que é a zumba?

A zumba mistura ritmos latinos de dança, como o mambo, merengue, salsa e outros ritmos brasileiros também, como samba e axé.

Por se tratar de dança, é uma forma excelente de conseguir eliminar os quilos extras sem sentir que está praticando esforço físico, porque a aula é agradável e revigorante, apesar de ser cansativa e fazer o corpo gastar várias calorias enquanto você dança.

Por ser divertido e trazer resultados tão satisfatórios, a zumba conquistou o seu espaço no mundo fitness, e o assunto foi se espalhando de modo que a maioria das melhores academias oferece a aula, além das tradicionais aulas de dança nos clubes. A zumba se enquadrou no estilo que se popularizou como FitDance.

Com isso, muitos instrutores se especializaram na dança no mundo todo, e a zumba se tornou um dos exercícios mais praticados em academia no mundo.

Por que zumba?

A zumba está em alta e tem feito cada vez mais sucesso entre as brasileiras, porque conforme apontam as pesquisas, a maior parte da população não gosta de praticar exercícios físicos, mas gosta de dançar. Estar na aula de zumba é como estar em uma festa, aproveitando a música, liberando o desgaste emocional através da dança e ainda de quebra queimando muitas calorias.

Embora muitas alunas busquem a zumba buscando emagrecer, quando chega ao final da aula essa é apenas uma consequência do divertimento presente na dança, que é um gosto de boa parte dos brasileiros.

Em apenas uma hora de aula, é possível gastar cerca de 600 calorias, variando de acordo com o corpo e desempenho. Por trazer tantos benefícios ao corpo, muitos famosos começaram a aderir à zumba como forma de se exercitar e manter a boa forma, como as cantoras Jennifer Lopez e Shakira, e também a atriz Emma Watson.

A personalidade brasileira que se tornou ícone da zumba é a cantora Cláudia Leitte, praticante assumida e embaixadora da marca.

Onde nasceu a Zumba?

Onde nasceu a Zumba?

A origem da zumba é considerada recente, nos anos 90, criada pelo colombiano Alberto Perez, dançarino e coreógrafo. A história em torno do nascimento da zumba é divertida: o dançarino esqueceu em casa a fita com as músicas que utilizava em suas aulas, e para ter material para os seus alunos, improvisou com outra fita que tinha em seu carro, com diversos ritmos latinos.

Com a experiência em coreografia, Alberto teve autonomia para criar novos passos e movimentos para fundir os ritmos da rumba e do merengue, além de muitos outros que foram sendo incorporados após.

Após o surgimento, Alberto Perez levou o ritmo à Miami, e a zumba caiu nas graças dos americanos. Com isso, logo apareceram empresários interessados em fazer do exercício uma franquia mundial, a atual Zumba Fitness. Produtos da marca são comercializados em todo o mundo.

Benefícios da Zumba

Os benefícios da zumba vão além dos mais óbvios, e certamente são várias as razões que tornam uma boa ideia para você procurar a academia mais próxima e se matricular, ainda que não precise perder peso. Confira os maiores benefícios da zumba.

  • Alta queima de calorias, podendo ser eliminadas 600 calorias em uma única hora de aula, variando para mais ou menos de acordo com a intensidade do exercício.
  • Melhora a coordenação motora e os reflexos do aluno, além de trabalhar o equilíbrio, devido aos muitos movimentos variados da zumba, lentos ou rápidos.
  • É bom para a autoestima do aluno, não apenas pela perda de peso, mas por se desinibir do próprio corpo durante a prática.
  • Reduz os níveis de stress, já que é uma atividade alegre e libertadora, que relaxa o corpo e revigora os sentidos.
  • Melhora a respiração, que é bastante trabalhada durante as aulas de zumba. Com isso, naturalmente toda a função cardíaca é beneficiada.
  • Torneia as pernas e define os glúteos, deixando coxas e bumbum firmes e definidos.
  • Bom exercício também de memória, já que as aulas são coreografadas, e a performance deve ser ensaiada e decorada para as repetições.
  • Fortalece músculos e ossos, prevenindo o corpo de doenças como osteoporose.

Com tantos benefícios, é possível afirmar categoricamente que praticar zumba é bom e benéfico para qualquer pessoa, já que trabalha muito além do corpo, mas também a saúde.

Quanto dura uma aula de zumba?

Quanto dura uma aula de zumba?

Como a zumba tem uma queima muito rápida de caloria e é um exercício muito intenso, muitas pessoas têm dúvida a respeito da duração de aula, se é um exercício de alta intensidade com baixa duração ou não. Como é um exercício muito intenso, rápido e com extrema movimentação, é natural se perguntar se não faz mal para o corpo uma aula muito longa.

Quando feita com a orientação de um profissional especializado, que é o mais recomendado, não existe qualquer risco da prática da zumba fazer mal para o corpo. Ainda assim, somente o seu instrutor saberá te dizer qual é a melhor intensidade de treino para o seu corpo e o seu atual preparo físico. A intensidade pode ir aumentando conforme a evolução.

É sempre importante fazer uma avaliação física na academia antes de começar a praticar zumba ou qualquer outro exercício físico, para a sua própria segurança. Após passar por esse teste, você iniciará no seu ritmo, em aulas que são adequadas para você, respeitando as suas particularidades. Não se preocupe, certamente você irá se encaixar na zumba! Existem aulas especializadas direcionadas para crianças, idosos e até bebês.

Apesar de ser mais comum entre as mulheres, muitos homens também procuram a zumba com os mais diversos objetivos, e é ótimo, porque saúde e bem-estar são para todos. A aula de zumba é um ambiente de descontração e leveza, livre de preconceitos, então fique à vontade e vá dançar!

A maior parte das aulas nas academias têm uma hora de duração.

Como é uma aula de zumba?

Como em qualquer atividade física, a aula de zumba começa com um alongamento. Essa parte do processo é muito importante e não deve ser ignorada. Tenha em mente que o seu corpo vai ser submetido a uma intensa movimentação, e precisa estar preparado.

A ausência do alongamento pode favorecer maus jeitos, distensões e dores que podem vir a atrapalhar a sua performance e seus resultados. Após finalizar o exercício, alongue-se novamente.

Durante a aula, as músicas variam de acordo com cada instrutor, e as coreografias mudam de uma para outra, o que deixa bem variado e divertido. Geralmente inicia com merengue, salsa e mambo, e depois começa a variar com reggaeton e outros ritmos, como samba, axé, hip-hop e até flamenco.

São várias as modalidades na zumba, assim como os níveis para execução. Saiba mais sobre elas.

 

1- Zumba Step

Zumba Step

Se você é um frequentador assíduo da academia, com certeza sabe o que é “Step”. A Zumba Step é uma fusão entre esses dois exercícios.

É utilizada uma plataforma baixa, com a altura certa para simular um degrau, e a coreografia da zumba envolve o movimento da subida e decida dentro do seu ritmo.

Esse tipo de aula é o mais indicado para quem deseja definir glúteos e tonificar coxas e panturrilhas. Ainda assim continua sendo ótimo para a perda de peso, porque o gasto calórico é bastante elevado enquanto os movimentos ajudam a trabalhar essas regiões específicas.

2- Zumba Toning

Zumba Toning

A modalidade Zumba Toning faz os alunos se exercitarem utilizando pesos leves para definir e tonificar regiões bastante específicas, como o abdômen, os braços, coxas, flancos e outras partes.

Antes de participar, o professor irá avaliar e identificar onde você mais precisa definir e te orientar para maximizar os seus resultados.

3- Aqua Zumba

Aqua Zumba

Como o próprio nome sugere, a Aqua Zumba é a zumba feita dentro da piscina, uma prática maravilhosa para os dias de calor, mas também possível em outras épocas do ano, já que boa parte das academias que oferecem natação e demais exercícios na água possui piscina aquecida.

O ritmo dos movimentos da zumba com a resistência da água cria uma otimização da queima calórica e trabalha todas as regiões do corpo.

É também uma boa alternativa para quem está lesionado, para gestantes ou outros alunos que queiram diminuir o impacto nas articulações, já que dentro da água esse impacto é menor.

4- Zumba Sentao

Zumba Sentao

A zumba sentao equilibra movimentos de resistência e força com os movimentos da dança, e fazem uso da cadeira como principal equipamento.

O próprio peso do corpo do aluno é utilizado para definir os seus músculos e queimar calorias. Essa prática melhora muito a respiração e atividade cardiovascular.

5- Zumba Gold

Zumba Gold

A zumba gold é uma modalidade desenvolvida especialmente para a terceira idade. São as mesmas músicas e ritmos da zumba tradicional, porém com coreografias e movimentos projetados para o público idoso, em uma intensidade menor, que seja coerente com a sua resistência, sem diminuir os seus benefícios para a saúde.

Dentro da zumba gold há também a zumba gold-toning, com a adição de pesos leves para tonificar e trabalhar a forma muscular, além da postura, coordenação motora e mobilidade, muito útil para reabilitações quando em ritmo moderado.

6- Zumba Kids

Zumba Kids

Muitas academias já oferecem aulas para crianças, o que é ótimo para os pais que frequentam e não tem com quem deixar seus filhos, mas principalmente para incentivar os pequenos a se exercitarem desde pequenos, em uma modalidade diferente das que estão acostumados nas aulas de educação física.

A zumba kids é totalmente personalizada para o público infantil, e o ambiente é propício para as crianças socializarem e se divertirem enquanto criam o hábito de praticar exercícios.

Ainda dentro dessa modalidade, há a Zumba Kids Jr e a Zumbini, cada uma com uma faixa etária para bebês e crianças ainda mais novinhas. Músicas que são do agrado do público infantil são incorporadas à aula para prender a atenção dos alunos.

Quanto antes o seu filho iniciar nas aulas, mais facilmente ele vai se adaptar ao ambiente. A prática de exercícios físicos na infância é primordial para o desenvolvimento físico e mental das crianças, e a  também zumba trabalha neles as mesmas coisas que trabalha nos adultos: capacidade de memorização, equilíbrio, coordenação motora e mais.

Ao matricular uma criança na aula de zumba, os pais recebem um kit que vem com CD e livro ilustrado, para incentivar o aluno a ouvir as músicas em casa e se divertir também fora do ambiente da academia.

7- Zumba in the Circuit

Zumba in the Circuit

Essa modalidade une a dança ao treinamento em circuito. São aulas mais curtas do que as tradicionais, durando geralmente cerca de 30 minutos, sem passar muito disso, com treinos mais pesados que dão uma acelerada no metabolismo.

Sabendo que a zumba é um exercício amplo que abrange todos os públicos, você pode encontrar facilmente uma aula perto de você, em academias, clubes ou mesmo aulas gratuitas em iniciativas do governo.

Não é necessário se equipar com muitos itens caros para a prática da zumba, basta separar uma garrafinha para se hidratar durante os intervalos que sempre acontecem entre uma música e outra, uma toalhinha para enxugar o rosto de suor e uma roupa bem confortável.

O ideal é investir em um bom par de tênis, um calçado resistente que possa durar bastante durante os anos de prática que você terá pela frente. Um monitor cardíaco também pode ser utilizado se o aluno preferir, para monitorar a sua frequência cardíaca enquanto se exercita.

Vá assistir uma aula e ver de perto a descontração e boa energia presentes durante uma aula de zumba e comece agora mesmo.

E você, já fez aula de zumba? Conta para a gente nos comentários o que você achou da aula.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Crossfit - Saiba tudo sobre

Crossfit – Saiba tudo sobre esse esporte