in ,

Crossfit – Saiba tudo sobre esse esporte

Conheça tudo o que você precisa saber sobre o Crossfit

Crossfit - Saiba tudo sobre

Você já pensou que gostaria de ter um corpo saudável e bem definido, mas tem preguiça de pensar em ir a uma academia e ter que fazer exercícios repetitivos nos aparelhos de musculação? Conheça o Crossfit e descubra como a atividade física do momento pode ser a sua solução.

Se você ainda não pratica, certamente conhece algum praticante, ou, ao menos, já ouviu falar no Crossfit. Essa atividade física veio para ficar, virou febre e está conquistando cada vez mais admiradores.

Por ter uma gama de exercícios diversificados e trabalhar sempre com bastante intensidade, o Crossfit tem aulas bem dinâmicas que acabam até mesmo por divertir os seus praticantes.

Veja agora tudo o que você precisa saber o Crossfit.

O que é Crossfit?

O que é Crossfit?

Crossfit é uma atividade física baseada em um programa de treinamentos de força e condicionamento físico. Esses treinamentos são voltados a desenvolver a capacidade fisiológica de seus praticantes.

O treinamento é muito procurado por muitas pessoas, pois tem como foco o desenvolvimento muscular e a queima de calorias, mas além disso é preparado para qualquer pessoa que deseja manter uma rotina mais saudável.

O Crossfit é uma atividade física bastante completa que estimula várias partes do corpo, gerando uma otimização de todas as capacidades físicas como:

  • Força
  • Velocidade
  • Resistência muscular
  • Potência
  • Resistência cardiorrespiratória
  • Flexibilidade
  • Equilíbrio
  • Agilidade
  • Coordenação
  • Precisão

Para quem é indicado o Crossfit?

Para quem é indicado o Crossfit?

O Crossfit é um tipo de exercício geralmente indicado para jovens saudáveis, e em sua forma tradicional nem sempre pode ser praticado por qualquer pessoa, assim como muitos outros exercícios. Por esse motivo é preciso sempre fazer uma avaliação física profissional para saber qual é o seu condicionamento e exames médicos.

Ainda que não se possa dizer que o Crossfit é 100% indicado para qualquer pessoa, certamente pode ser adaptado para os mais diversos públicos que possuam um condicionamento menor, mesmo para crianças.

Isso acontece quando o coach, como são chamados os instrutores de Crossfit, nivela a intensidade dos exercícios de acordo com a capacidade física do aluno.

É preciso ter cautela e procurar uma academia de confiança e um coach, que seja especializado em Crossfit, porque o exercício quando sofre muitas modificações e é exageradamente adaptado, se descaracteriza e deixa de ser Crossfit. Muitas vezes o que é oferecido é outro tipo de exercício com nuances do Crossfit e suas técnicas.

Não é que o Crossfit seja proibido para algumas pessoas, pelo contrário, nenhuma prática é proibida para qualquer tipo de público, mas algumas pessoas podem possuir restrições para praticar algum determinado exercício, não apenas o Crossfit.

O Crossfit é conhecido e procurado justamente por suas séries de exercícios de grande intensidade, e é natural que esse seja também o seu maior fator excludente.

O que é preciso para começar?

O que é preciso para começar?

Para começar a praticar Crossfit é importante saber que você encontrará dificuldades se não tiver um mínimo de preparo físico. É mais difícil para pessoas sedentárias conseguirem cumprir os exercícios de alta intensidade, mas ter prática em esportes e atividades físicas não é necessariamente preciso.

É claro que existirão principiantes que levavam uma vida sedentária e decidiram se aventurar direto no Crossfit buscando mudar os hábitos, mas para esses alunos existirá um preparo especializado para que ele possa realizar as práticas com um bom desempenho e alcançar os seus objetivos.

Esse treino faz com que o aluno pegue o jeito e prepare o seu corpo para os exercícios que virão a seguir. É importante contar com um coach especializado de confiança para acompanhar o seu treino e sua evolução, estando presente durante todo o processo.

O bom coach estará atento não apenas no desempenho do aluno, mas na sua postura, posicionamento e outros pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença na prática de Crossfit.

Isso é importante porque uma falha de movimentos e postura podem afetar diretamente o resultado e o trabalho da musculatura, ou seja, todo o seu esforço pode ir por água abaixo e não valer à pena.

É preciso estar atento a cada aluno individual e compreender suas particularidades para montar a aula corretamente para cada necessidade. São muitos os objetivos de quem procura praticar Crossfit: emagrecer, definir, ganhar força física e etc, e o tipo de treinamento varia de acordo com o que o aluno espera.

Como praticar Crossfit com segurança?

Como praticar Crossfit com segurança?

Como acontece com qualquer exercício que entra na “moda”, é comum que a prática passe a ser vendida em todas as academias, por várias faixas de preço, sendo que algumas irão oferecer promoções tentadoras que cabem melhor no seu bolso. Tenha cautela!

Antes de mais nada, para saber se o lugar é sério ou não, está a questão da liberação médica. O local precisa oferecer ou solicitar exames médicos e avaliação profissional a fim de conhecer as limitações dos alunos para preparar corretamente o seu treino.

O ideal é treinar em um box de Crossfit, como são chamadas as academias da modalidade, que seja afiliado, com profissionais capacitados para exercer a função. Marque de assistir uma aula, depois faça uma aula experimental e veja por si mesmo como funciona para adquirir a confiança necessária e começar o seu próprio treinamento.

Tendo seguido todas essas recomendações, basta se precaver de que irá praticar Crossfit com todos os cuidados que o exercício exige. Saiba quais são esses cuidados e nunca abra mão de qualquer um deles para treinar.

1- Não pratique Crossfit sem supervisão profissional

Depois de encontrar um coach que inspire confiança, espere que ele esteja sempre supervisionando o seu treino e desempenho. Apenas assim ele saberá se está tudo funcionando bem, o que visa a sua segurança e o alcance dos seus resultados.

Essa supervisão é primordial para evitar lesões desnecessárias e até mesmo fraturas que podem acontecer se a prática for feita de forma errada. Dê preferência sempre para coachs certificados internacionalmente, que possuam boas referências no esporte.

Os coachs mais conceituados do mercado, tanto no Brasil quanto no exterior são bastante conhecidos por estarem sempre de olho em todos os seus alunos em cada aula que dão, além de estarem sempre ajudando no aprimoramento das técnicas de seus alunos, ajudam muito na questão motivacional para a execução de cada exercício e de cada movimento.

2- Faça sempre o aquecimento

É bastante comum que os alunos fiquem com preguiça de fazer o aquecimento e acabem deixando pra lá e começando o treino direto. Isso é extremamente prejudicial em qualquer tipo de exercício físico, e pode ser ainda pior quando se trata do Crossfit, que é um treino de alta intensidade e impacto.

O aquecimento é o que irá preparar o seu corpo para toda a movimentação que irá a seguir, e não se deve deixar pra lá.

Isso evita diversas lesões e desconfortos desnecessários e evitáveis que podem acabar te afastando dos treinos ou prejudicando os seus resultados. Sempre siga toda a rotina de aquecimento indicada pelo seu coach antes e depois de acabar seus exercícios!

3- Respeite os seus limites

Conhecer e levar em consideração os limites do próprio corpo não é apenas necessário para  se manter em segurança, como importante para praticar Crossfit de forma correta.

Não adianta querer forçar e ir além do que consegue, querendo chegar a um nível onde ainda não está, porque isso não irá otimizar os seus resultados e pode acabar te prejudicando seriamente

É melhor sempre treinar corretamente em menos intensidade do que aumentar o ritmo por conta própria. Isso pode comprometer os seus objetivos, pois sem que o seu corpo esteja preparado, é muito improvável que você consiga fazer corretamente.

Além disso,  o risco de uma lesão aumenta consideravelmente quando você está forçando o seu corpo além dos limites, e não é isso o que você quer.

Saiba sempre quais são as contraindicações de um treino tradicional do Crossfit para você, após passar pela sua avaliação física, e não viole o seu próprio corpo, vá até onde ele pode ir.

O treino será balanceado visando os seus objetivos pessoais junto do seu coach, então não se preocupe, você irá chegar lá cumprindo a risca o que lhe foi proposto, sem precisar aumentar por conta própria.

Como é o treino de Crossfit?

Como é o treino de Crossfit?

Provavelmente ao passar em frente à uma academia especializada em Crossfit, você já teve alguma noção de como os exercícios funcionam.

Eles são variáveis de acordo com o seu objetivo e avaliação física, e tudo dependerá do seu coach pessoal, mas saiba quais são os exercícios geralmente utilizados nas aulas de Crossfit.

Pular corda

Pular corda é um exercício muito comum e cada vez mais reconhecido devido à sua grande queima de calorias. A prática exige bastante do seu corpo, por isso a perda é superior a outros exercícios, mesmo que esses outros possam durar mais tempo.

Além da queima de calorias, pular corda ajuda em diversas outras funções do corpo, como atividade cardiovascular, respiração, coordenação motora e agilidade.

São muitas as vantagens no exercício e por isso ele é extremamente comum no Crossfit, mas ainda que pareça bastante simples, também precisa ser uma prática acompanhada pelo coach, pois precisa ser feito da maneira certa.

Se você pular corda incorretamente, além de correr o risco de lesionar a coluna, não vai estar trabalhando a sua musculatura como poderia, nem queimando todas as calorias possíveis. O ideal é manter sempre a coluna ereta e saltar para frente, caindo sem muita força no chão.

Flexões

É um exercício bastante comum e que é ensinado desde a época de escola, mas está sempre presente nas aulas de Crossfit. A prática consiste em levantar o peso do corpo utilizando os braços, com as mãos espalmadas no chão. O serviço acontece nos braços, e eles são trabalhados enquanto você perde calorias pelo esforço físico.

É preciso manter a respiração correta durante toda a prática de flexões.

Abdominais

Que os abdominais fortalecem os músculos e ajudam a definir a barriga, todo mundo já sabe, mas além disso faz muito bem para quem tem problemas de postura e sofre de dores nas costas.

Para fazer abdominais é preciso deitar com as costas retas no colchão de ginástica, flexionar os joelhos e fazer o movimento sem sobrecarregar a coluna ou forçar o pescoço.

Corrida

É normal ter muita corrida durante um treino de Crossfit, mesmo entre um exercício e outro. Pequenas corridas em grande intensidade promovem uma grande perda calórica, além de melhorar o condicionamento do corpo.

Até para correr é preciso manter a postura correta, e o seu coach vai ajudar nisso, posicionando os seus braços de forma adequada e aconselhando a manter os punhos sempre fechados.

Existem muitas outras atividades que podem ser praticadas durante a aula de Crossfit, sendo essas as mais utilizadas na maior parte das academias.

Equipamentos no Crossfit

Equipamentos no Crossfit

O treino de Crossfit exige muito menos equipamentos do que um treino tradicional de academia, mas, ainda assim, alguns aparelhos são necessários durante a prática.

Saiba mais sobre quais aparelhos são utilizados durante as aulas.

Barras olímpicas

As barras olímpicas tem como função participar de exercícios que focam no aumento da força física, com movimentos de levantamento de peso olímpico.

Barras fixas

Geralmente os aparelhos mais comuns em qualquer aula de Crossfit, as barras fixas são utilizadas para elevar as pernas e trabalhar a região do abdômen durante o exercício.

Box

Para quem não conhece pela palavra, “Box” é o termo utilizado para descrever as caixas de madeira que são utilizadas durante a aula pelos alunos para fortalecer as pernas. O box tem como objetivo ajudar a realizar saltos e ganhar potência e força corporal.

Abmat

Esse aparelho é muito importante, pois é utilizado para manter a coluna lombar apoiada enquanto você pratica abdominais, deixando o seu exercício mais fácil e confortável.

Existem outros aparelhos que podem ser utilizados durante a prática de Crossfit, mas não é uma regra, e eles podem sofrer alguma variação de uma academia para outra, e também dependendo da intensidade do seu treino.

Agora que você já conheceu muito sobre o Crossfit, que tal procurar o Box mais perto de você, de preferência que você já tenha visto alguma indicação sobre a forma de trabalhar de seus profissionais e sobre a estrutura do Box.

Se você ainda tem dúvida se o crossfit é uma atividade física para você, ou qualquer outra pergunta, deixe o seu comentário.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

IMC - Índice de Massa Corporal

IMC – Índice de massa corporal

Zumba - Benefícios e dicas de como começar

Zumba – Benefícios e dicas para começar